sábado, 11 de julho de 2009

Os meus lugares preferidos I



É uma aldeia tipicamente beirã.

Situada a poucos quilómetros da Freguesia de Freixedas - Pinhel, esta aldeia conserva, ainda,muitas tradições genuinamente portuguesas e mantém um razoável casario construído com blocos enormes de granito.

Terra de vinhedos por excelência, de antigos campos de centeio e de uma agricultura bastante considerável continua a ser o "lar" privilegiado para algumas famílias e para os seus trinta e tal residentes.

Chama-se ESPEDRADA e a sua memória histórica remonta a muitos séculos atrás.A atestar esta afirmação a sua referência em documentos antigos e, também, os inúmeros resquícios históricos que podemos encontrar nos arredores da aldeia.

Um aspecto que muito me surpreendeu foi o "amor" dos seus filhos pela terra que os viu nascer e a cordialidade com que sabem receber qualquer visitante.

Alfobre de gente simples mas com formação superior formam um conjunto de verdadeiros amigos onde a solidariedade não é palavra vã.

Aqui passo largas temporadas e aqui consegui angariar muitos e verdadeiros amigos.Aqui recuperei,dentro do tradicional, um bom espaço legado pela pai da minha mulher, espaço que, a pouco e pouco, tento apetrechar com algumas alfaias oferecidas por amigos e familiares.

Para as suas gentes a minha sincera homenagem e, como por cá dizem, o meu Bem Haja.




Sem comentários: