quarta-feira, 29 de julho de 2009

O meu Alentejo




" Alentejo não tem sombra
Senão a que vem do céu.
Abriga-te aqui menina
Debaixo do meu chapéu."

( C. popular)


Aqui, neste brasido estival, vive um povo feliz, trabalhador e genuinamente português.
Nesta planura, onde o horizonte se perde de vista, o alentejano sabe sentir e gozar o multi-colorido das paisagens, cujas variações ao longo do ano são um autêntico hino ao amor pela terra e um regalo para os olhos e para o espírito.
Ai que saudades, Deus meu! ... das manhãs quando o restolho orvalhado emana odores inebriantes para quem vive o campo;
Ai que saudades, Deus meu! ... das searas verdejantes que na Primavera ondulam ao sabor da leve brisa, parecendo ondas suaves batendo numa praia acolhedora;
Ai que saudades, Deus meu! ... das tradições seculares que deram vida a esta gente e mostraram sempre os seus sentimentos provocados por uma estreita simbiose entre o Homem e a Natureza;
Ai que saudades, Deus meu! ... do cheiro que uma miríade de plantas e flores inunda o ar, atingindo o mais recôndito da alma dos que aqui vivem e aqui labutam;
Ai que saudades, Deus meu! ...do Natal vivido em família; da Páscoa passada no campo; dos passeios de Verão ao pôr do sol, esse sol que parece fogo,que tinge o céu de vermelho intenso e único e que tisna os rostos;dos sabores da cozinha tradicional onde os aromas das "ervas" condimentam e aguçam o apetite; da paz e calma que a imensidão da paisagem incute nas suas gentes...
Alentejo de gente simples mas culta de "saber" de experiência feito, de poetas e sonhadores, de mulheres e homens incógnitos mas de "alma" maior do que o Mundo;
Alentejo de heróis, de conquistadores e descobridores que sempre se souberam aventurar, vogando na vastidão dos seus horizontes.
Foi aqui que vi a luz do dia pela primeira vez.É aqui que vivo e será aqui , certamente, que os meus olhos fecharão para sempre sob o esbater suave dos raios de sol de uma tarde de Verão ou sob a luz incandescente de uma noite de luar de Agosto
Assim espero, com a calma única e própria de ser alentejano.

Sem comentários: