sábado, 8 de agosto de 2009

Para todos os cães do mundo











Se tivesse um cão não lhe poria um nome qualquer. Nem " boby", nem "tareco" ou coisa parecida como é hábito.
Se tivesse um cão dava-lhe nome de pessoa. Dava-lhe um nome sonante, um daqueles nomes que marcam para sempre quem faça uso dele.
Seria "Sebastião", tal como aquele rei que na História ficou como sendo o "desejado", como aquele rei que simboliza o verdadeiro "fado" português e que, sem quaisquer dúvidas, aparecerá num dia de nevoeiro.
Seria "Sebastião" porque, de todos os que conheci ao longo da minha vida, há um a quem, apesar de não ser esse o seu verdadeiro nome, me habituei a chamar assim.
É um cão de uma docilidade tremenda ! É alegre e brincalhão, não ladra e obedece a tudo o que a dona lhe diz.
A este animal, que tenho visto crescer desde os primeiros meses, comecei a chamar-lhe esse nome de pessoa importante e ele retribui-me a consideração e afecto de " irracional" quando me vê e quando o chamo, correndo para mim aos saltos e abanando agitadamente a cauda como se existisse uma grande simbiose de afectos entre os dois. É um verdadeiro amigo que não pede nada em troca a não ser uma profusão de mimos e muitas palavras carinhosas.
Podem crer, afirmo-o peremptoriamente :- se tivesse um cão deveria ser igual a este e se lhe pusesse um nome, não duvido, seria "Sebastião".
À dona, pessoa simpatiquíssima, peço desculpa por continuar a chamar assim o seu "Zazu" de estimação.

Homenagem a todos os cães do Mundo.

1 comentário:

Tiago M. disse...

muito divertido o blog. bonito poema do teo cao imaginario sebasteao. achas que podes escrever de salamanca ??????? gostaria muito ;)